Criança

aTENÇÃO COM A NUTRIÇÃO INFANTIL NESSE VERÃO PODE GARANTIR FÉRIAS MAIS AGRADÁVEIS E DIVERTIDAS

É fato que as férias de verão deixam nossas crianças cheias de energia, gerando assim mais motivos para cuidados com a alimentação infantil. Com tantas ofertas de alimentos nas praias, parques e lanchonetes, a qualidade de conservação e o maú preparo pode transformar o que deveria ser uma diversão em um terrível problema.

"Deve-se observar a limpeza do local, a qualidade da comida, a refrigeração e ter preferência por alimentos frescos e de aspectos saudáveis." Alerta Patrícia Jaime Coordenadora Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.


Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio de pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, o número de crianças e adolescentes com excesso de peso subiu mais de 300% desde a década de 1970 até hoje. Na época, o número de jovens obesos era de 4% entre os meninos e 7,5% entre as meninas. Agora, é de 18% entre o sexo masculino e 15,5% entre o sexo feminino. O que corresponde ao número alarmante de mais de seis milhões de crianças e jovens brasileiros acima do peso.


A ingestão de líquido no verão também é fundamental. “Recomenda-se de 1,5 a dois litros, no mínimo, por dia. Esses líquidos devem contemplar principalmente água natural, mas também podem ser obtidos através de chás, sucos, de preferência de bebidas não açucaradas. Porque essas bebidas açucaradas, a exemplo dos refrigerantes, contribuem para o ganho de peso e para a obesidade na infância”, finaliza Patrícia Jaime.


Fonte: Camilla Terra / Blog da Saúde